AS 4 VANTAGENS DE POSSUIR UM E-COMMERCE


Pense na seguinte situação: você deseja comprar um produto. Para isso, precisa sair de casa, utilizar um meio de transporte, chegar até o local, contar com a ajuda de atendentes para encontrar o que você deseja, verificar a disponibilidade no estoque, ir até o caixa, decidir a forma de pagamento, pagar e, se necessário, ainda aguardar a entrega do produto na sua casa. Ufa!

Agora imagine o seguinte: você deseja comprar um produto. Para isso, precisa de um dispositivo com acesso à internet, realizar um clique aqui, outro ali e pronto. A compra foi realizada com sucesso. Simples assim, sem sair de casa, sem estresse de trânsito e nem nada disso. Depois é só esperar o pacote chegar no conforto do seu lar com toda a segurança e facilidade.

Quanta diferença em dois processos com um mesmo objetivo, não acha?
Então agora pense, qual situação destas você escolheria?

Se acha que a segunda é muito mais cômoda, você não está sozinho. Ou melhor ainda, se já realizou uma compra virtual como a descrita no segundo caso, você está entre os 51,3 milhões de brasileiros que alguma vez na vida já utilizaram a web para adquirir um produto, segundo dados do site Profissional de E-commerce.

A partir daí não é difícil perceber que o mercado virtual caminha a passos largos e vem ganhando cada vez mais adeptos. Outra informação muito importante, ainda conforme o Profissional de E-commerce, é que já no primeiro trimestre de 2016 o faturamento no segmento foi de R$ 9,75 bilhões. Isso pode significar muitas coisas, uma delas é que se você ainda não possui um e-commerce, o seu próprio negócio pode estar perdendo clientes para a concorrência.

Um fato que surpreende é que muitas empresas ainda têm receio em relação a aceitação do seu produto ou segmento na rede. Aliás, este pode ser o seu mesmo caso, mas não precisa se preocupar. Hoje em dia, se vende de tudo pela internet. Tudo mesmo. Basta que você conte com uma empresa desenvolvedora especializada como a ECOS e que tenha em mente uma boa estratégia.

Ficou animado e está pensando em mergulhar neste mercado?
Então confira algumas das vantagens de possuir um e-commerce:

1. AGILIDADE E PRECISÃO

Diferente das lojas físicas, no ambiente virtual tudo pode acontecer com uma velocidade impressionante. Promoções relâmpago, substituição de produtos em exposição, alteração de preços, tudo isso sem qualquer burocracia, otimizando tempo e garantindo agilidade e precisão a todo o processo de compra.

A sistematização também proporciona um controle em tempo real dos produtos em estoque, bem como quantidade de todos que já foram vendidos, os consumidores que não efetuaram a compra, mas têm interesse e muito mais. Isso faz com que você possa trabalhar a comunicação da sua marca de maneira mais direcionada e objetiva.


2. EXPERIMENTAÇÃO

Para quem ainda é apegado às experiências de compra que uma loja física pode oferecer, chegou a hora de dar uma reviravolta nos velhos conceitos. Apesar de não possibilitar o contato físico, palpável e sensorial com o produto, muitas plataformas e-commerce oferecem espaço aberto para avaliação dos usuários.

Além da possibilidade de avaliar o produto, eles ainda podem deixar a opinião, uma sugestão, falar sobre a experiência, etc. Essas informações podem vir a servir de parâmetro para outros usuários interessados no mesmo item, o que garante mais confiança para o consumidor na hora da compra.


3. REDUÇÃO DO CUSTO OPERACIONAL

A internet ultrapassou muitos limites e, com certeza, o espaço é um deles. Por meio de uma loja virtual desenvolvida de maneira estratégica e inteligente você pode, por exemplo, vender os seus produtos na Europa, sem ao menos estar lá. Fisicamente, é claro.

Parece complicado compreender, mas, por meio do e-commerce, você pode ter clientes nos quatro cantos do mundo a um custo operacional baixíssimo. Isso porque não é preciso contar com milhares de funcionários e imóveis para marcar presenta em cada lugar. Você só precisa da internet.

Outro ponto positivo é, mais uma vez, a desburocratização. Aquelas pilhas e mais pilhas de papel com informações sobre cada mínimo detalhe da empresa também é coisa do passado. Fazer uso da internet e todas as tecnologias e possibilidades trazidas por ela vai garantir um gerenciamento muito mais inteligente, preciso e econômico.


4. DISPONIBILIDADE

No ambiente virtual, as portas do seu negócio podem ficar abertas 24 horas por dia, sete dias por semana, além de funcionar de qualquer parte do planeta onde a internet esteja disponível. Já no ambiente físico, o cliente fica preso a diversos fatores como tempo, horário de funcionamento, deslocamentos físicos etc. o que, muitas vezes, pode levá-lo a desistir da compra.