VOCÊ ESTÁ FALANDO SOZINHO?

Conteúdo: a palavra da vez para qualquer coisa quando o assunto é comunicação. Como era de se esperar, principalmente devido ao amplo índice de acessibilidade digital, os consumidores de informação estão cada vez mais exigentes, o que só pode significar uma coisa... o blá, blá, blá das empresas está com os dias contados, deixando de ser eficiente.

Hoje em dia, as pessoas não querem simplesmente ter contato com uma determinada marca. Muito pelo contrário. Quererem ter o interesse despertado, serem envolvidas e ter acesso a uma comunicação de mão dupla, ou seja, que permita interatividade, calor e empatia. Caso contrário, se não fizer isso você corre um sério risco de “estar falando sozinho”.

E por essa grande necessidade de relevância no cotidiano das pessoas é que nasce o Marketing de Conteúdo. Ok, mas o que é o tal Marketing de Conteúdo? Simples, a gente explica:

O Marketing de Conteúdo é uma forma estratégica de engajar o público-alvo de uma determinada marca, ajudando a aumentar a sua rede de clientes e potenciais clientes através da produção de conteúdo de interesse, de modo a atrair, envolver e valorizar a empresa, criando uma percepção positiva e resultando em vendas.

Mas por que produzir conteúdo se posso “anunciar” mostrando o meu produto?

Simplesmente por que fazer isso é uma forma de educar o público, conquistar reconhecimento e autoridade no assunto e influenciar na decisão de compra. Além disso, o Marketing de Conteúdo é uma estratégia incrível e muito eficiente para aumentar a visibilidade da marca no ambiente virtual, pode servir como um canal de interação entre você e os seus clientes e ajudar a ganhar a confiança de todos eles.


Caso você já tenha um conhecimento básico sobre o que estamos falando, vai relacionar o Marketing de Conteúdo diretamente ao Marketing Digital, posts de blog, e-mail marketing e tal. Mas, calma. O interessante de tudo isso é que o Marketing de Conteúdo pode ser aplicado em todos os aspectos de comunicação da sua marca, como:

  • Blog
  • Vídeos
  • Redes Sociais
  • E-mail Marketing
  • E nos mais diversos canais e conteúdos.

Vale lembrar que:

Marketing de Conteúdo não é apenas sobre o que a sua empresa faz. É sobre o que os clientes querem e precisam saber. Justamente por isso, cada conteúdo precisa ser trabalhado de maneira estratégica. É preciso pensar em cada detalhe, desde o tema até o canal, chegando finalmente aos resultados pretendidos.

Confira 3 erros básicos e mais comuns sobre o Marketing de Conteúdo que você pode evitar:

1 - Falar apenas sobre a sua empresa

Como já foi dito, o cliente que consome informação que ir além. Além da sua empresa, dos seus serviços e da sua propaganda. Por isso, fuja de conteúdos de venda direta. O consumidor que algo que seja realmente interessante para o seu cotidiano.

2 - Focar apenas em um canal

Pare de pensar em Facebook ou Blog ou E-mail Marketing ou qualquer outra coisa que seja. Risque o “ou” e troque por “E”. O Marketing de Conteúdo só é potencializado quando é pensado de maneira global e estratégica, garantindo que tudo aquilo que é produzido realmente chegue até o público-alvo aonde quer que ele esteja.

3 - Não contar com a ajuda de profissionais

Por fim, Marketing de Conteúdo não é brincadeira. É preciso levar a sério a produção para que ele realmente gere resultados. Sendo assim, contar com profissionais que entendam do assunto é uma ótima opção!